Saúde

Casos de Covid-19 aumentaram depois do Carnaval

O Brasil enfrenta uma alta nos casos de covid. Na primeira semana deste ano, foram confirmados quase 20 mil casos da doença. Já na semana passada, foram mais de 45 mil casos notificados.

A explosão dos casos era esperada após o Carnaval e projetações esperam crescimento de casos nas próximas duas semanas. Com a alta do número de infecções, reaparecem dúvidas como: é necessário voltar a usar máscaras em ambientes fechados, como escritórios ou no transporte público?

Especialistas orientam o uso de máscaras nos seguintes casos:

Pessoas com sintomas respiratórios, ainda que sem confirmação para covid, por um período de cinco dias;

Pessoas com risco de desenvolver quadros mais grave de covid: idosos, gestantes e pacientes imunossuprimidos;

Pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

A infectologista Raquel Stucchi, professora associada de infectologia na Unicamp, diz que a alta dos casos era esperada após festas e aglomerações do último feriado, mas alerta para o número de mortes pela doença neste ano —cerca de 200 óbitos por semana.

“Temos menos pessoas internadas, mesmo agora com essa explosão de casos. Mas este ano já tivemos um número expressivo de mortes, que normalmente se concentram nas pessoas com um grupo de risco para doença grave”, diz a especialista. “Eles deveriam continuar usando máscara em ambientes fechados, principalmente neste momento agora.”

Deixe uma resposta